top of page


 

DESCRIÇÃO DA TEMÁTICA DO EVENTO

 

 

 

O II Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Conexões e Diálogos na Pós-Graduação (II SENPE) contemplará por meio das conferências análises e discussões com foco na Pesquisa em Educação, nos diálogos possíveis e necessários entre os Programas de Pós-Graduação em Educação, e respectivamente nas seis temáticas que constituem os eixos orientadores para a apresentação das comunicações orais assim organizados:

 

1. PROCESSO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa: Os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa; técnicas, abordagens e procedimentos na pesquisa educacional.

 

2. EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM

Ementa: Estudos que abordam as relações entre escolarização e linguagens, cultura e educação.

 

3. TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ementa: Contempla estudos relacionados as condições do trabalho docentes e à formação inicial e continuada de professores.

 

4. PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ementa: Estudos que contemplem os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas; espaços e tempos no processo educativo.


5. SOCIEDADE, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO

Ementa: Estudos de caráter históricos, filosóficos, sociológicos englobando os processos pedagógicos formais e não-formais.

 

6. POLÍTICAS EDUCACIONAIS POLÍTICAS CURRICULARES

Ementa: Estudos analíticos sobre as políticas educacionais e as políticas curriculares ligados as experiências educativas formais e não-formais.


 

OBJETIVOS DO EVENTO

 

 

Objetivo Geral

 

O evento, de abrangência nacional, é uma iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação, o qual tem por objetivo estreitar a relação entre os programas envolvidos e os demais programas da região e promover debates sobre a Educação, a Pesquisa em Educação, aproximando a Pós-Graduação da Educação Básica. Ainda, qualificar pesquisadores em alto nível no campo da educação, da gestão e inovação educacional, bem como aprofundar os estudos nos temas objeto do II SENPE, oportunizando aos pesquisadores um espaço em âmbito nacional para apresentar e colocar em discussão resultados parciais e/ou conclusivos de pesquisas científicas.


 

Objetivos Específicos

 

- Promover o intercâmbio acadêmico/científico de estudos e pesquisa entre os pesquisadores dos programas de Pós-Graduação da UFFS, UNIOESTE e UFPEL em sua interface com a Educação Básica;

 

- Oportunizar espaços para a discussão e divulgação de estudos e pesquisas organizados nos eixos temáticos propostos.

 

 


 

JUSTIFICATIVA PARA REALIZAÇÃO

 

 

 

O SENPE teve sua origem em diálogos iniciais entre as coordenações dos Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus de Francisco Beltrão PR e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Campus de Pelotas RS, resultando no convite ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó para somar-se aos dois programas para conceber, organizar e viabilizar um espaço-tempo (evento de caráter acadêmico/científico) que abrigasse a reunião de especialistas em temáticas de interesse dos programas para aprofundamento de estudos e qualificação em alto nível dos profissionais que atuam nos programas e com repercussão na qualidade da formação de futuros mestres e doutores pesquisadores. Era e é entendimento nosso de que, com a viabilização do evento oportuniza-se aos pesquisadores dos respectivos programas de pós-graduação, bem como a alunos e pesquisadores nacionais e internacionais um lugar (espaço-tempo) para a apresentação, veiculação de estudos e pesquisas em andamento ou em processo de conclusão. Além disso, cria-se a condição para a feitura de estudos em processos colaborativos entre pesquisadores dos programas e com outros que vierem a participar do SENPE. Dos diálogos entre os programas resulta o entendimento de um evento anual rotativo em cada um dos programas de pós-graduação em educação das três Universidades. Deste modo, ficou acordado que o I SENPE ocorreria no Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão. O II SENPE, ficaria sob a responsabilidade da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó SC, e o III SENPE, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Campus de Pelotas - RS. Ainda, ficou definido que a cada três versões os Programas articulariam a oferta do SENPE com caráter internacional, de modo que todos os programas também concorressem com as discussões em âmbito internacional e se qualificassem enquanto programas de excelência. É oportuno registrar, que o I SENPE ocorreu conforme acordado e que o mesmo superou todas as expectativas. A inscrição de mais de 600 trabalhos de todo o Brasil, dos quais foram selecionados 125 para a comunicação oral distribuídos nos seis eixos temáticos do evento revelam a importância e o acerto na viabilização do SENPE. No II SENPE, espera-se ampliar o número de participantes, bem como da aprovação de trabalhos nas comunicações orais. Isto posto e pelos resultados que o II SENPE hão de produzir, seja no que tange ao avanço de estudos e pesquisas para qualificar a educação básica e superior, seja na formação de quadros profissionais (mestres e doutores), apresenta-se a razão acadêmico/científica e social do II SENPE a ser realizado de 21 a 23 de junho de 2016.

 

 

bottom of page